Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE ACMEP 1
O que você achou da Rádio ACMEP?
Excelente
Boa
Mais ou menos
Não precisa mudar nada
Ainda não tenho acesso
Minha Conexão não suporta
Pode melhorar
Não gosto de Rádio
Ver Resultados

Rating: 2.4/5 (61 votos)

ONLINE
1

Partilhe esta Página

DIREITOS AUTORAIS
DIREITOS AUTORAIS

       No ramo musical, o DIREITO AUTORAL é um conjunto de leis que garantem ao compositor que ele receba os direitos morais e patrimoniais gerados pela sua composição. Isto é regulamentado pela Lei de Direitos Autorais - Lei 9.610/98.

      Esta Lei garante ao compositor que utilize sua música como desejar, bem como que outras pessoas também a utilizem.

       No Brasil, quem faz a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública é o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais). O ECAD é administrado por 7 associações (Abramus - Amar - Assim - Sbacem - Sicam - Socimpro - UBC).

 

COMO RECEBO OS

DIREITOS AUTORAIS?

     

    Em primeiro lugar, o compositor deve se filiar a uma das 7 associações descritas acima, inclusive cadastrando o seu repertório.

      Dessa forma, sempre que a música for tocada publicamente, seja ao vivo ou gravada, em rádio, TV, plataformas digitais, etc., quem usou a música, deverá pagar a taxa ao ECAD, que fará a distribuição do dinheiro para a associação a que o compositor estiver filiado - e associação, por sua vez, pagará ao autor.

 

COMO O ECAD SABE

QUE MINHA MÚSICA

FOI TOCADA?

 

      Se for em um show ao vivo, a organização do evento tem o dever por Lei de informar o repertório do show ao ECAD.

 

      Se for em rádio, TV, Youtube ou Plataforma Digital, será ainda mais fácil, pois a emissora usará o número do ISRC para identificar a música - O ISRC está fixado na música. Nele, estão registrados os dados de todos que participaram da gravação.

 

    Para ganhar os direitos autorais numa emissora de rádio e TV, a música precisa passar pelo departamento comercial da emissora para ser enquadrada na programação. Ao final do mês, a emissora enviará uma LISTA (Playlist) ao ECAD com os nomes das músicas e compositores que foram executados no mês.

 

      O ECAD possui um calendário de distribuição de direitos autorais e realiza distribuições MENSAIS, TRIMESTRAIS, SEMESTRAIS e ANUAIS.

 

DÚVIDAS FREQUENTES

 

     - Se o cantor for filiado a associação e gravar a música de um compositor de não é filiado - se a música fizer sucesso, o cantor ganhará? A resposta é NÃO, pois o compositor não é filiado e nem sua composição registrada.

 

      - No caso oposto - se o cantor não for filiado e gravar uma música de um compositor filiado a uma associação - se a música fizer sucesso, o cantor ganhará? A resposta é NÃO! Nesse caso, apenas o compositor ganhará os direitos.

 

       - Se o cantor for filiado a uma associação e gravar a música de um compositor que também é filiado, o cantor ganhará? A resposta é SIM! Ambos ganharão - isso chama-se de DIREITO CONEXO - o cantor ganhará como INTÉRPRETE.

 

 

A WEB RADIO GERA

DIREITO AUTORAL?

 

      Na maioria dos casos, INFELIZMENTE NÃO, pois os proprietários de Web Rádio não se preocupam com isso.

    Porém, de acordo com o ECAD, a transmissão de musicas pela internet caracteriza-se como execução pública e é necessário uma licença. O valor é calculado por uma tabela de preços do ECAD. e o pagamento é feito mensalmente.

      Mesmo que a Web Rádio não seja cadastrada no ECAD, a cobrança pode acontecer se algum fiscal do órgão notar a irregularidade. Neste caso, a multa são mais pesadas e caso o proprietário se recuse a pagar, o impedimento pode parar na Justiça. Além da cobrança do ECAD, outra fato grave é um processo por direitos autorais.

      Para outras informações, entre em contato com um dos nossos produtores fonograficos.

 

topo